Autonomia e Flexibilidade Curricular DGE

“Autonomia e Flexibilidade Curricular”

Sobre o curso

Autonomia e Flexibilidade Curricular é o tema do MOOC (Massive Open Online Course), desenvolvido pela Direção-Geral da Educação, que pretende apoiar o desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, acompanhando os docentes num processo consistente de alteração das práticas pedagógicas.

Ao longo do curso, os professores terão oportunidade de partilhar ideias e atividades, colaborando na reflexão conjunta sobre a implementação de práticas pedagógicas desenvolvidas neste âmbito, nos diversos contextos educativos.

O curso é em língua portuguesa, é gratuito e não creditado.

Objetivos

Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;

Valorizar o papel das escolas e dos professores na gestão do currículo, no âmbito da sua autonomia;

Capacitar para soluções organizativas e pedagógicas adequadas ao projeto específico de cada comunidade escolar;

Promover o trabalho docente sustentado em práticas colaborativas, designadamente através da constituição de equipas pedagógicas;

Promover a implementação de práticas pedagógicas, com os alunos, promotoras da qualidade do sucesso escolar, recorrendo a metodologias ativas de aprendizagem;

Diversificar e adequar práticas de avaliação das aprendizagens;

Potenciar melhores aprendizagens a partir dos dados da avaliação externa com carácter diagnóstico;

Promover a implementação de práticas que contribuam para a vivência da cidadania democrática na escola e na articulação com a comunidade;

Partilhar práticas relevantes no âmbito do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular.

Público-alvo

A conceção do curso foi orientada para os professores e elementos da Direção das Escolas / Estabelecimentos de Ensino públicos e privados que estão a implementar o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, não obstante o curso estar aberto a todos os professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Duração

O curso tem início a 22 de janeiro e termina a 30 de abril de 2018, correspondendo a um trabalho de cerca de 30 horas.

Conteúdos

MÓDULO 0 | INTRODUÇÃO

MÓDULO 1 | PERFIL DOS ALUNOS

MÓDULO 2 | APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

MÓDULO 3 | OPÇÕES CURRICULARES

MÓDULO 4 | DINÂMICAS DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

MÓDULO 5 | AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

MÓDULO 6 | CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO

Certificados

A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso.

Formadores

O curso é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação:

Hélder Pais, Lina Varela, Ana Paula Alves, Ana Sepúlveda, Elsa de Barros, Maria José Neves, Maria Luísa Amaral e Sandra Canário Ribeiro.

ESPECIALISTAS

Maria João Horta (módulo 1)

Ariana Cosme e Rui Trindade (módulo 3)

Ilídia Cabral (módulo 4)

Paulo Jorge D. Tapadas (módulo 5)

 

Course Staff Image #1

Maria João Horta

Estudou Geologia na Universidade de Coimbra (1988), fez Mestrado em Didática das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002) e concluiu o Doutoramento em TIC e Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2012). Desenvolve trabalho de investigação na área da educação e das TIC com trabalhos científicos publicados em revistas da área. Integrou o Grupo de Trabalho que teve como missão a definição do perfil de saída dos jovens no final de 12 anos de escolaridade obrigatória, grupo nomeado pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, através do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho.

Course Staff Image #2

Ariana Cosme

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui o doutoramento em Ciências da Educação e é consultora do Ministério da Educação no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Autora de obras diversas relacionadas com a gestão e organização do trabalho pedagógico e a ação docente.

Course Staff Image #4

Rui Trindade

Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Possui o doutoramento em Ciências da Educação e é consultor do Ministério da Educação no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular. Autor de obras diversas relacionadas com a gestão e organização do trabalho pedagógico e estudos sobre aprendizagem.

Course Staff Image #3

Ilídia Cabral

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês/Alemão pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1999), Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa (2008) e Doutorada em Ciências da Educação pela mesma universidade (2013). Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Visiting Professor na Universidade de São José, Macau. Coordenadora do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME). Coordenadora das Pós-Graduações em Ciências da Educação. Membro do Conselho de Direção do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH-UCP) e coordenadora do grupo de investigação Educação e Desenvolvimento. Investigadora Principal do Projeto de Investigação EDUGEST, financiado pela Fundação Belmiro de Azevedo.

Course Staff Image #3

Paulo Jorge D. Tapadas

Licenciado em Ensino de Português e Francês, mestre em Educação (variante Supervisão Pedagógica), pela Universidade de Évora. É professor de Português no 3.º CEB e Secundário e colaborador do IAVE, onde desempenha atualmente as funções de coordenador de leitura nos estudos internacionais PISA e PIRLS.

 

Licença Creative Commons

Todos os conteúdos abordados neste curso encontram-se sob a licença Creative Commons.

Licença Creative Commons.
O trabalho MOOC-AFC da DGE está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

 

Como faço para me inscrever neste curso?

Clique em "ENROLL IN" no cimo da página. Crie uma conta na plataforma edx ("Create new account"), caso ainda não tenha uma. Receberá uma mensagem de subscrição no seu correio eletrónico. Siga as instruções para entrar com as suas credenciais ("email" e "password") na página do curso ("Sign in").

Contactos:

MOOC-AFC@dge.mec.pt

  1. Course Number

    PAFC
  2. Classes Start

    Jan 22, 2018
  3. Classes End

    Apr 30, 2018
  4. Estimated Effort

    30 horas
Enroll