MENTOR Tutorias Autorregulatórias - curso inicial (3.ª edição) Universidade do Minho

Enrollment is Closed

SOBRE O CURSO

O “MENTOR Tutorias Autorregulatórias – curso inicial” é o primeiro MOOC (Massive Open Online Course) desenvolvimento pelo Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) em parceria com a Direção-Geral da Educação, no âmbito do Despacho Normativo 4-A/2016/16 junho que prevê o apoio tutorial providenciado por professores a alunos com historial de retenção.

Este curso tem como objetivo proporcionar aos professores-tutores informação geral sobre a temática da tutoria desenhada a partir do modelo teórico sociocognitivo da autorregulação da aprendizagem. Dada a sua natureza introdutória, este curso não capacita os participantes como tutores.

Os participantes neste curso terão acesso a entrevistas realizadas a diversos agentes educativos, vídeos explicativos da temática, apresentações animadas para síntese dos conteúdos, bibliografia complementar, quiz’s e tarefas para monitorização e avaliação da aprendizagem dos conteúdos. À exceção da bibliografia complementar, todos os conteúdos são em português.

Os participantes terão, ainda, a oportunidade de partilhar na plataforma as suas ideias e tarefas desenvolvidas ao longo do curso, o que permitirá a partilha e enriquecimento da aprendizagem de todos.

OBJETIVOS

- Conhecer o conceito de tutoria e os seus objetivos;

- Compreender o processo de ajuda no contexto da tutoria;

- Compreender os desafios ao exercício da tutoria;

- Conhecer os processos de autorregulação da aprendizagem, envolvimento escolar, motivação e procrastinação.

PÚBLICO-ALVO

Curso direcionado a professores do Ensino Básico.

DURAÇÃO

O curso decorre ao longo de 6 semanas.

CONTEÚDOS

MÓDULO 0 | INTRODUÇÃO

MÓDULO 1 | TUTORIA

MÓDULO 2 |ENVOLVIMENTO ESCOLAR

MÓDULO 3 |AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM

MÓDULO 4 |MOTIVAÇÃO E PROCRASTINAÇÃO

MÓDULO 5 |CONCLUSÃO

CERTIFICADO

No final do curso serão atribuídos certificados de conclusão do curso.

EQUIPA DE FORMAÇÃO


Abílio Lourenço, Armanda Pereira, Jennifer Cunha, Juliana Martins, Olímpia Paiva, Paula Magalhães, Rita Nunes, Sílvia Lopes, Tânia Moreira.


Pedro Rosário: Professor Associado com Agregação na Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Coordenador do GUIA e do Projeto MENTOR. Desempenha funções de coordenação e consultoria em projetos internacionais (e.g., Espanha, Brasil, Chile, México, Moçambique). Autor de vários artigos científicos revistos por pares, livros e capítulos de livros técnicos e estórias-ferramenta para promoção da autorregulação da aprendizagem.


Técnico imagem e Pós-Produção: José Brandão

Course Staff Image #2

Course Staff Image #2

Licença Creative Commons

Todos os conteúdos abordados neste curso encontram-se sob a licença Creative Commons.

Licença Creative Commons
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
  1. Course Number

    Tutorias
  2. Classes Start

    May 02, 2017
  3. Classes End

    Jun 12, 2017
  4. Estimated Effort

    15:00